A flor de maracujá carrega um forte simbolismo espiritual e está conectada ao épico hindu Mahabharata e à Paixão de Cristo devido à sua morfologia cheia de detalhes sutis e divinos que remontam à história indiana e ao período da Semana Santa, ou a Paixão de Cristo, quando Jesus deu os últimos passos na Terra.
Também chamada em português de passiflora e flor-da-paixão, a flor de maracujá é conhecida como Krishna Kamal na Índia e está atrelada ao Mahabharata com sutilezas e profundidade. A história de rivalidade entre os primos Kauravas e Pandavas encontra nesta flor um resumo sucinto da epopéia vivida por eles. Os cem filamentos da coroa da flor representam os cem filhos de Dhritarashtra, o clã dos Kurus. Na parte de dentro, em tom amarelado/esverdeado, há cinco filamentos que representam os cinco irmãos Pandavas. O bulbo que conecta estes cinco filamentos do interior da flor é conhecido como a representação de Draupadi, a esposa em comum dos cinco Pandavas. Já os três filamentos (estigmas) que ficam acima dos cinco que representam os Pandavas têm a aparência do sudarshana chakra, a ferramenta mais poderosa possuída por Krishna. Há também uma concepção de que estes três filamentos signifiquem a trindade hindu: Vishnu, Brahma e Shiva.
Conta-se que os missionários cristãos europeus se encantaram pela flor de maracujá quando chegaram à América do Sul e logo começaram a atribuir significados à morfologia da flor, que remete a Jesus Cristo. A flor foi rapidamente associada ao calvário de Cristo, passando a ser chamada também de coração-ferido, além de flor-das-cinco-chagas. O calvário é o cenário onde se dá a crucificação de Jesus, assim, os cinco filamentos da flor representam as cinco chagas, os três estigmas acima significam os três cravos usados para crucificá-Lo e a videira é tida como o chicote que açoitou Jesus na cruz. A cor roxa da flor (o tipo mais comum na América do Sul) também faz paralelo com a tonalidade roxa adotada pela igreja católica durante a época da Quaresma.
Com simbologia tão espiritual e profunda, não é por acaso que esta flor também está associada à tranquilidade e equilíbrio. A ingestão de sucos, chás ou infusões com a flor ou com o fruto (o maracujá) são ótimas fontes naturais para o tratamento de ansiedade, estresse e depressão.
No comments:
Post a Comment