Sunday, September 1, 2024

A Ciência do Hamsa I

 


A Ciência do Hamsa está explicada em diversos Upanishads e outras Escrituras. Nessa seção, vamos explorar alguns versos a respeito e seus significados.


º º º

----- Dhyana-Bindu Upanishad -----

24. Aqueles que percebem o OM como sendo da forma do Hamsa que existe em tudo, que brilha como crores de sóis, estando sozinhos, permanecendo em Gamagama (sempre indo e vindo) e sendo desprovidos de movimento, finalmente, tais pessoas são libertas do pecado.

61(b)-63. A Jiva sai com a letra [em sânscrito] ‘Ha’ [हं] e volta para dentro novamente com a letra ‘Sa’ [स]. Deste modo, a Jiva sempre pronuncia este mantra, ‘Hamsa, Hamsa’. A Jiva sempre pronuncia o mantra 21.600 vezes em um dia e noite. Isso é chamado de Ajapa Gayatri, e é aquele que continuamente concede o Nirvana aos Yogis.

Traduzido para o inglês por K. Narayanaswami Aiyar
Traduzido para o português por Mariângela Carvalho

 º º º

Hamsa é o mantra ininterrupto que todas as entidades vivas, as Jivas, executam por toda sua existência material. O Hamsa Mantra é um dos mistérios que Deus escondeu no corpo físico das almas encarnadas, para que, ainda sem estarem conscientes, pudessem praticar Seu nome. O Hamsa está contido na respiração e é repetido a cada inalação e expiração. São 21.600 repetições por dia, mesmo que não haja um esforço consciente para isso. Essa contínua repetição do mantra (japa), por seu processo intrínseco com a respiração, é chamada de Ajapa-japa, ou a repetição automática de um mantra, o que significa que todas as entidades vivas que respiram estão praticando o Hamsa Mantra.

O Hamsa Mantra demonstra nossa unidade com o Divino através de suas duas sílabas, ‘Ha’ e ‘Sa’, respectivamente significando ‘aquilo’ (Brahman) e ‘eu sou’. Hamsa é uma forma condensada do Mahavakya “Tat tvam asi” e carrega o mesmo significado: “eu sou Aquele”, ou eu sou (uno com) Deus. 

A repetição do Hamsa Mantra, expirando com ‘Ham’ e soltando com ‘Sa’, entra em aliteração natural e se transmuta para Soham - Hamsa ao contrário com fonética adequada à mudança silábica. Soham, por sua vez, exprime a verdade suprema “eu sou” (um com Brahman). A partir do Soham chega-se ao OM, o som que ecoa por todo o cosmos, ao eliminar o S em 'So' e o Ha em 'Ham'. Tal é a perfeição da engenharia de Deus.

No comments:

Post a Comment

Devi Upanishad

  Na ocasião deste Navaratri, enquanto aguardamos a chegada de Durga e celebramos suas nove principais manifestações, podemos nos aproximar ...